Missão de vida: como dar direção ao seu projeto de vida pessoal
Nesse post você encontra:
O que é uma missão de vida para você?
O que você entende e o que você sente quando alguém pergunta ou fala com você sobre propósito de vida e sobre missão pessoal?
Eu sempre tive muitas dúvidas sobre esse assunto tão simples e complexo ao mesmo tempo. Sempre relacionei a minha missão pessoal com a minha profissão, com aquela atividade que gera uma renda no final do mês.
Pensava que precisava encontrar a profissão ideal para encontrar a minha missão pessoal, mas ao que venho estudando e relacionado com a minha própria jornada, venho entendendo que a missão pessoal pode sim, ser relativo para cada pessoa, mas no fim, o que vale é que a sua essência e o que é você de verdade estejam em evidência.
Na prática, a sua missão de vida está totalmente relacionada com o quanto você se conhece, com o seu projeto de vida e do quanto você coloca a sua verdade no mundo.
Busque o autoconhecimento
Se a sua missão de vida precisa ter como base quem você é de verdade, então, sugiro que comece essa construção se conhecendo, se entendo de verdade e quem sabe, entender realmente o que você faz com verdade e que faz você sentir que está vivendo a sua missão de vida.
Comece se questionando sobre coisas simples e que traz indícios da sua essência. Não esqueça de anotar:
- O que gostava de fazer ou brincar quando criança?
- Qual o seu talento natural? Pense em coisas que é natural para você, como por exemplo, vender, aconselhar, escrever, planejar. São coisas tão naturais que talvez você não veja como um talento, mas experimente se imaginar sem essa habilidade e vai ver como sim, são talentos naturais.
- Quais são os seus hobbies preferidos? O que gosta de fazer no tempo livre e que poderia passar horas fazendo?
- Pergunte às pessoas mais próximas como elas enxergam você.
- Se pergunte por que você faz o que você faz diariamente? Saia um pouco do automático.
- Anote coisas sobre você. Isso ajuda na busca da sua essência.
O que faz sentido para você?
Saber a diferença entre estar seguindo caminhos já programados e habitual para todos, mas que não faz sentido para você é o que vai despertar você para a sua missão pessoal de vida.
Veja a construção da sua vida até aqui, reflita se você esteve vivendo coisas que faz sentido para você ou apenas coisas que faz sentido para o mundo. As respostas vão dizer a você se a sua missão pessoal está em evidência.
Olhe para essas áreas da sua vida e veja se as escolhas para cada uma delas traz bons sentimentos ou se traz angústias.
- Cursos
- Ciclos de amizade
- Relacionamentos
- Trabalho
- Eventos
- Lazer
- Finanças
Todas essas escolhas estão aproximando você da sua missão de vida ou está afastando do que é importante para você?
O objetivo aqui é que você comece a olhar para as suas escolhas com mais consciência e sentir o que está em harmonia e o que precisa ser revisto.
Todas essas escolhas devem estar em sintonia com a sua verdade e com o que você veio fazer nesse mundo, do contrário, você possivelmente vai se sentir desconectado de você em algum momento da vida.
Pratique o que você diz
Geralmente somos ótimas em dar sugestão, em dar conselho para o momento de sufoco da outra pessoa e estamos sempre disposto a opinar, mas se olhar direitinho, é possível que você não veja em sua vida nem metade dos conselhos que foram distribuídos por aí.
É sempre mais fácil se descrever de uma maneira, dar um conselho e dizer a outra pessoa o que fazer do que colocar o próprio conselho em prática.
A sua missão de vida precisa estar alinhado ao seu pensar, falar e agir.
Se você observar o que anda dizendo por aí, vai perceber comportamentos que você gostaria de ter ou que você acredita de verdade, mas por estar com o foco da contra mão, você consegue facilmente sentir e falar, mas não agir.
Procure observar o quanto o seu discurso está alinhado com o seu modo de pensar e de agir. Você vai se surpreender com a possível lacuna de espaço entre o que você pensa, o que você sente, o que você diz para o outro fazer e o que você realmente faz.
Alinhe pensamento, fala e ação e só assim você vai começar a se conectar com a sua missão de vida.
Inclua a sua missão pessoal em cada área da vida
Não basta você entender a sua missão de vida se você não agir de acordo com ela em sua vida.
Vamos imaginar que a sua missão de vida seja ajudar as pessoas com questões alimentares, mas se na sua vida você não se alimentar de maneira saudável e não aplicar dentro de casa o que está ensinando para o mundo, você não vai estar vivendo a sua missão de vida.
Descobrir o que faz o seu coração vibrar e o que traz o sentimento de encontro não é o suficiente, você precisa colocar em prática e unificar, afinal, você tem apenas uma vida, então não faz sentido você exercer a sua missão na área profissional e esquecer das demais.
Concluindo
Diferente de objetivos, a missão de vida pessoal é o seu motivo de viver, é algo inspirador, que motiva você diariamente e que tem reflexos positivos no mundo.
E por ser descobertas tão pessoais é que eu não gosto de engessar demais e nem ditar regras sobre o que possa ser a descrição perfeita do que é a missão de vida.
Acredito profundamente que a missão está 100% relacionado com a nossa essência, com o que se é de verdade e que quando essa verdade é colocada no mundo em pensamentos e ações, nós estamos exercendo a nossa missão.
Também não vejo como uma missão pessoal algo que separa a vida das pessoas ou que tenha relação somente com o lado profissional.
Quando descobrimos a nossa verdade é possível que ela fique mais evidente através de um projeto ou de um negócio que representa a área profissional, mas essa não é a única maneira de praticá-la.
Portanto, se conheça, busque se entender e entender o que faz sentido para você, esse é o melhor caminho para chegar até a sua missão de vida pessoal. Se precisar de uma forcinha, pegue esse ebook para começar a criar e a viver uma vida que você ame viver.
Floresça.



