Autoconhecimento

Dica de aplicativos para refletir sobre a vida e praticar a autodescoberta

Depois que mudei de um celular de 8gb para outro de 64gb eu descobri um mundo infinito de aplicativos para um infinito de solicitações que a gente possa ter.

Acho o máximo as possibilidades que os aplicativos oferecem e o quanto podemos aprender, nos divertir, se organizar, fazer acompanhamentos e até usar para questões do trabalho.

Com tantas possibilidades, não poderia deixar de buscar e testar os aplicativos que possa ajudar na jornada da autodescoberta. Testei alguns aplicativos e hoje trago para você uma lista de app que você pode instalar e usar como mais uma ferramenta para ajudar você a florescer.

Cíngulo: Terapia Guiada

É uma espécie de terapia online que nos ajuda a trabalhar as questões emocionais. Esse é um app que ainda tenho instalado no meu celular e gosto dele por ter conteúdos relevantes que realmente nos faz pensar em sentimentos, comportamentos, sonhos, escolhas e tudo o que inclui os dilemas da vida.

Foto: Google Play do app cíngulo

Foto: Google Play

O app tem várias possibilidades de uso:

  • Testes de autoavaliação.
  • Conteúdos diários de autoconhecimento.
  • SOS, que são técnicas rápidas para trabalhar momentos de crise.
  • Diário para registrar as emoções e pensamentos.
  • Controle e monitoramento de ansiedade.

O aplicativo não é 100% gratuito, mas dá para aproveitar muito com os conteúdos disponíveis.

Venus: Horóscopo e Mapa Astral

Sou suspeita em falar sobre esse aplicativo, pois gosto muito da visão astrológica sobre a vida, sobre quem somos e tendências de cada um.

Antes de fazer o meu mapa astral com uma astróloga, eu encontrei esse aplicativo e tive muitas informações valiosas sobre a minha personalidade e a minha vida de um modo geral.

Foto: Google Play do app venus

Foto: Google Play

O venus faz o cálculo e a leitura do seu mapa astral de acordo com as suas informações de nascimento( data, horário e cidade) e com esses dados ele trás a você um rio de informações sobre você mesma.

Se você é do tipo de pessoa que nunca foi muito além do que as previsões do horóscopo diz sobre o seu signo lunar a cada dia, você vai se surpreender com tantas informações que a astrologia tem para te apresentar sobre você mesma.

Teste de Personalidade Científico

Entre tantas formas de seguir o caminho da autodescoberta, os testes de personalidade são ótimas opções para a gente se conhecer, saber mais afundo sobre os pontos fortes, os pontos a melhorar e ter uma boa amostra do que somos.

Foto: Google Play do app de teste de personalidade científico

Foto: Google Play

O aplicativo de teste de personalidade usa informações científicas para captar através do questionário a sua personalidade e dizer a qual grupo de personalidades mas faz identificação com você.

Você pode se surpreender com o que pode descobrir. Seja verdadeira com as resposta e não queira criar um perfil compatível com o que você gostaria de ser, mas sim o que você realmente é.

Lojong: Meditação e Mindfulness. Reduza ansiedade

Confesso que não tenho o hábito de usar as meditações guiadas para o meu momento de meditação, mas aprendo muito com os conteúdos que esse aplicativo disponibiliza, além é claro de ser um fofo visualmente.

Foto: Google Play do app Lojong

Foto: Google Play

Confesso também que esse não é o único aplicativo de meditação que tenho no meu celular. Hoje uso o Insight Timer – Meditação, pois ele tem não só opção de meditações guiadas, mas também silenciosas e com música. Também uso ele para descobrir novos podcasts.

Mas fora esse também tenho o Meditopia: Meditação,Ansiedade que é puro conteúdo de autoconhecimento.

Way of Life – The Habit Tracker

É claro que não poderia deixar de fora da lista a indicação de um aplicativo para você registrar e acompanhar a sua evolução com novos hábitos, afinal, a medida que avançamos na autodescoberta a probabilidade é que você queira tentar novos hábitos na sua vida.

O Way of life entrou recentemente para a minha lista de queridinho, pois além da check list invertida, também gosto de manter os meus hábitos, metas e desafios no app, pois a visão de produtividade é bem mais prática.

Gosto desse aplicativo por ele ser mais colorido e com o visual mais moderno, porém deixei de usá-lo quando a minha lista de hábitos passou de três.

É, o único ponto negativo é que na versão gratuita desse aplicativo, você só consegue registrar e acompanhar 3 hábitos, então se a sua lista de hábitos for mais extensa do que isso, eu indico você usar o Loop – Acompanhador de Hábitos, que é o meu app de uso diário.

foto google play do aplicativo Way of Life - The Habit Tracker
Foto: Google Play

Use esse app para colocar um hábito em prática e para medir quantas vezes na semana e no mês você dedicou tempo para a sua autodescoberta.

Concluindo

A autodescoberta não se trata de um processo doloroso, chato ou monótono, pelo o contrário, pois as ferramentas para auxiliar você nessa jornada está sempre a sua disposição, bem a disposição mesmo.

Com essa lista de aplicativos instalados no seu celular, você pode a qualquer momento dedicar um tempinho a você. Você só precisa se entregar e se comprometer.

E por favor, ajude-me a ampliar a minha saga de caça aplicativos deixando aqui nos comentários os aplicativos que você tem usado para cuidar mais de você, dos seus sonhos e da sua vida. Vou adorar saber!

Bjo! a gente se vê em breve.

Compartilhe, inspire e floresça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Compartilhe & Floresça!

Compartilhar
Pin
Twittar
Compartilhar