ferramentas para praticar o autoconhecimento
Autoconhecimento

5 ferramentas de autoconhecimento que você precisa testar

Como você faz para colocar o autoconhecimento na prática?

Temos escutado tanto sobre a importância de se conhecer, que às vezes pode parecer que praticar o autoconhecimento é um grande bicho de sete cabeças cheio de códigos secretos para desvendar e labirintos para trilhar.

Digamos que para se conhecer é realmente necessário um pouco de paciência, de atenção e de muita observação, mas não precisa ser um processo chato e tedioso.

O que é o autoconhecimento na prática

ferramentas para praticar o autoconhecimento

O que é se conhecer para você?

Talvez se conhecer seja saber o que te incomoda e o que te faz feliz? É saber do que você gosta e do que não gosta?

Sim e sim! Se conhecer é exatamente isso. É saber de si, é saber o que é seu e o que não é. Um exemplo:

Você está em uma roda de amigas e todas decidem ir para uma balada sertaneja de dois dias. Logo que você escuta essa sugestão o seu primeiro pensamento é: estou fora!

Esse “estou fora” é a voz do autoconhecimento. É a sua voz verdadeira reagindo a uma situação da qual você já tem conhecimento suficiente para decidir com base no que você sabe sobre você e não com base no convite das amigas.

É óbvio que você pode escolher ir ao local mesmo não gostando do tipo de festa, mas isso vai ser uma decisão consciente do tipo que diz: eu não gosto de sertanejo, mas vou pela companhia de vocês 🥰

Se conhecer é saber não só as informações mais profundas, mas é também conhecer o básico de si. É se olhar nas situações e tomar decisões conforme a sua essência e não porque outras pessoas estão dizendo.

Deu para entender a linha de raciocínio?

 

Como funciona o processo de autoconhecimento

Existem várias formas de colocar o autoconhecimento na prática:

  • Fazer observações constantes sobre os seus pensamentos, sentimentos e palavras.
  • Anotar seus comportamentos diante das situações (uma briga com uma pessoa querida, por exemplo).
  • Pedir feedback para os amigos mais próximos sobre como eles vêm você no dia a dia ou em determinada situação.
  • Rever diários e publicações antigas nas redes sociais.

Tudo o que ajudar você a se olhar de fora e a ter clareza sobre como você se sente ou como pensaria em determinada situação, é uma ferramenta de autoconhecimento.

Saber sobre você é se conhecer!

 

5 ferramentas para colocar o autoconhecimento na prática

A construção de um plano de vida que realmente faça sentido, depende muito do quanto você se conhece.

Da para se conhecer de várias formas e hoje vou dividir com você algumas ferramentas de autoconhecimento para você incluir na sua rotina.

Eu mesma já usei todas as dicas desse post e algumas ainda fazem parte da minha rotina.

Por experiência própria, eu posso dizer que elas realmente fazem a diferença 🤩

 

Mandala lunar

Desde que passei a entender a dança dos ciclos lunares com os ciclos e movimentos da terra e principalmente dos meus próprios ciclos, eu venho me observando e me guiando conforme as fases da lua.

Usar as mudanças lunares para se observar e se entender é uma forma de autoconhecimento na prática que há milhares de séculos foram praticados pelas mulheres.

Infelizmente, a voz patriarcal prevaleceu e esse costume precioso se perdeu no tempo, mas venho resgatando isso a cada mês e tem sido uma virada de chave para mim.

Com a mandala lunar você vai conseguir identificar padrões de comportamentos e de sentimentos para assim conseguir relacionar esses padrões conforme seu ciclo menstrual e as fases da lua.

Um exemplo prático e pessoal: já consegui perceber que geralmente na lua nova eu me sinto animada e com vontade de começar coisas. Logo, sempre que possível, deixo os planos e inícios de projetos para essa lua.

No livro lua vermelha que fala muito sobre a relação dos ciclos menstruais com a fase da lua, a autora, Miranda Gray conta que através da investigação das energias do seu ciclo menstrual ela identificou que o período pré-menstrual era o período do mês em que ela mais se sentia criativa para escrever e foi trabalhando praticamente nessa única semana do mês que ela deu à luz ao seu livro.

Por isso tamanha importância em se conhecer. Autoconhecimento é liberdade!

Abaixo vou deixar um vídeo do canal mulheres selvagem, onde tem a explicação sobre o preenchimento da mandala  e muito conteúdo sobre esse universo lunar e feminino.

No vídeo também tem link para você baixar a sua mandala 😍

Caderno do florescer do autoconhecimento na prática

Essa ferramenta de autoconhecimento é o meu verdadeiro xodó, é onde eu uso para criar o meu plano de vida enquanto vou me conhecendo pelo caminho.

O caderno do florescer é na verdade uma versão avançada dos meus diários da adolescência.

Sempre gostei de escrever sobre os acontecimentos e sentimentos da vida, mas parando para reler os cadernos antigos, percebia que usava muito do meu tempo para falar sobre conflitos amorosos, então resolvi atualizar.

caderno de autoconhecimento

Hoje, uso mais o meu diário para escrever sobre as mudanças de pensamentos e como me sinto em situações diversas e não só para relacionamentos.

Essa mudança me ajuda a ter clareza sobre os dilemas da vida e consequentemente me ajuda a colocar o autoconhecimento em prática.

Além disso, também uso o caderno do florescer para:

  • Organizar os objetivos.
  • Para criar a minha linha do tempo.
  • Para fazer planejamentos mensais ou de coisas importantes que quero colocar prática.

O caderno do florescer é literalmente um lugar para registrar coisas do meu autoconhecimento e para ser consultado sempre!

Plano para novos ciclos

O plano de novos ciclos é para ajudar na organização dos projetos que a gente quer colocar no mundo.

Se conhecer também é saber dos pontos fortes e dos pontos que precisam ser trabalhados para conseguir colocar os objetivos em prática.

para baixar plano para novos objetivos

Além disso, quanto mais você faz exercícios de planejamento, mais você se conhece, pois, durante o processo você vai precisar investigar em si as alternativas para dar vida aos sonhos, metas e objetivos.

Se você quer começar algo, mas não sabe por onde, esse aqui pode ser o pontapé inicial que você precisava 🤩

 

Mapa astral – app horos

A astrologia vai muito além de saber o seu signo solar e as principais características dele. Ter conhecimento sobre o seu mapa é ter em mãos um guia de autoconhecimento na prática para você consultar sempre que quiser.

Eu fiz o meu mapa astral em 2020 com a Sarinha do @vibeastral e para mim, foi um mar de clareza. Ainda hoje quando paro para escutar a minha leitura, eu consigo identificar coisas que ainda preciso trabalhar em mim.

Mas se você não está podendo fazer esse investimento agora, eu aconselho que você baixe o aplicativo horos. Você precisa preencher com nome, data, horário e local de nascimento e em seguida você já vai ter acesso ao seu mapa.

aplicativo horos para mapa astral
Google Play

No app horos você consegue saber como cada elemento do seu mapa funciona e usar isso ao seu favor em diversas situações.

Se reconhecer através da astrologia é além de uma forma gostosa de se conhecer, é também um jeito de trabalhar os seus processos de acordo com as energias do universo.

 

Acompanhamento de hábitos

Essa ferramenta é simples, mas muito assertiva no processo de se conhecer, por isso a importância de ser preenchida todos os dias.

Com o acompanhamento de hábitos você consegue trabalhar não só as mudanças que você quer para a sua vida, mas também consegue se conhecer através do seu comportamento diário.

É importante que você comece com poucos hábitos, três é uma boa quantidade para trabalhar e administrar diariamente.

Medidor de hábitos para baixar

Faça a impressão do acompanhamento de hábitos, escolha três coisas que você quer colocar ou tirar da sua rotina, preencha o quadro e cole a folha em lugar estratégico onde você vai ver todos os dias.

O meu acompanhamento de hábitos fica colado na porta do guarda-roupa e todo o final de mês faço uma revisão para ver o quanto fui fiel aos novos hábitos.

Fazer a reflexão dos motivos pelos quais você deixou de cumprir o hábito ou investigar como se sentiu sobre ter feito todos os dias o novo hábito é uma maneira de também de se conhecer.

Conclusão

Se conhecer é uma atividade diária. Você precisa se observar, registrar os fatos importantes e se perceber.

Através do autoconhecimento melhores decisões são tomadas para a vida. Se conhecer é um investimento que talvez seja doloroso em alguns pontos, mas é extremamente necessário.

O autoconhecimento na prática através de ferramentas é o jeito mais leve de se conhecer, por isso, te convido a experimentar pelo menos umas dessas alternativas.

Se conhecer é um processo de construção diária, então me conte aqui nos comentários por qual ferramente você vai começar essa trajetória de autoconhecimento 🥰

Compartilhe, inspire e floresça!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Compartilhe & Floresça!

Compartilhar
Pin
Twittar
Compartilhar