Organização Pessoal

3 coisas essenciais que você precisa fazer no primeiro dia do mês

Aprendi há algum tempo que planejamento de vida, de sonhos e realizações de metas fazem parte de algo maior e que vai além das listas de tarefas e listas de começo de ano que sempre são feitas, mas quase nunca são cumpridas.

Aprendi também que um planejamento eficaz deve ser construído em etapas de curto, médio e longo prazo, onde uma etapa se encaixa na outra para a conquista de algo maior – longo prazo – e que nada deve ficar solto, tudo deve se encaixar em um propósito maior.

  • Curto prazo: 2 anos
  • Médio prazo: 5 anos
  • Longo prazo: a partir de 10 anos

Leia o post de metas e objetivos para conseguir visualizar um plano de metas.

Também aprendi que não basta só querer, só sonhar e visualizar, precisamos colocar no papel, estudar as possibilidades, traçar a estratégia para alcançar os objetivos de cada etapa e quebrar as metas maiores em metas diárias, ou seja, é preciso criar um fluxo de metas e fazer um pouco a cada dia.

Hoje iniciamos o segundo trimestre do ano, um ótimo dia para rever os planos e as metas alcançadas no primeiro trimestre, assim como dar continuidade no plano que já foi traçado no início de 2019.

Mas, se você não fez o seu balanço de ano novo, não definiu suas metas ou não faz ideia de como se organizar para começar a planejar a vida que você quer viver, então esse também é um ótimo dia para começar, afinal, nuca é tarde para florescer.

Em 2019 escolhi como tema do meu ano a palavra consistência e trazer a consistência para a minha vida me desafiou a criar hábitos de revisões, de planejamento diário, semanal, mensal e de controle de tudo o que já fiz e o que ainda preciso fazer.

Para mim que sou uma pessoa com uma leve queda pela procrastinação procrastinação, está sendo fantástico ver os frutos nascendo.

Já posso inclusive dizer que nos três primeiros meses do ano eu já fiz e concluí mais projetos e metas do que no ano de 2018 inteiro. Acredite, é possível!

E como de costume, gosto de usar o último dia do mês para rever o mês que está acabando e dar mais uma conferida no planejamento do mês que está iniciando.

Isso porque faço o planejamento do próximo mês com antecedência e uso o último dia apenas para a revisão. Dessa forma consigo tempo para fazer alterações antes de começar o mês.

No meu planejamento do mês sempre coloco:

  • Metas do mês
  • Planejamento diário – coloco pelo menos uma tarefa importante por dia, pois só assim crio disciplina e a certeza de que estou fazendo pelo menos o mínimo possível para as conquistas dos planos de curto, médio e longo prazo.
  • Compromissos – somente compromissos já marcados.
  • Coisas que quero fazer – isso inclui novos lugares para ir, pessoas para encontrar. Ou seja, tudo o que quero fazer, mas que ainda não está marcado ou que não depende exclusivamente de mim.
  • Estudo do mês – sou uma pessoa autodidata e do pensamento de que quem tem conhecimento tem tudo, então sempre coloco temas para estudar no mês.

Antes de distribuir tudo no calendário, eu gosto de fazer lista com tudo o que quero para o mês dentro dessas categorias e só no dia de fechar o planejamento é que eu vejo a minha lista e faço a distribuição das tarefas pelo calendário.

Isso me dá uma visão completa e mais clara de como vai ser o meu mês e o que preciso fazer.

E no final do mês faço a revisão de tudo o que foi para saber o que deu certo, o que dever ser continuado e o que deve ser começado.

Além do calendário, também gosto de ter listas de controles, para isso, gosto de manter uma para cada tema o ano todo.

Essas listas permite que eu tenha uma visão total do que estou fazendo da vida e do meu progresso, inclusive tenho uma lista de coisas para fazer antes dos 30. (fiquei mega emocionada quando dei um ok no pulo de paraquedas)

Vou compartilhar com você algumas inspirações de lista para você também ter no seu controle.

Lista de gratidão

Já ouvi muito sobre a lei da atração e o poder que a gratidão tem de transformar a vida da gente. Depois que li o Milagre da Manhã, percebi o quanto agradecer pela vida, pelas conquistas e lutas diárias são importantes para a construção de uma vida mais leve.

Depois da leitura do livro passei a colocar novos hábitos na minha vida e uma delas foi a gratidão praticada, que consiste em buscar o sentimento de gratidão em todos os momentos, inclusive em momentos que não me agradam muito.

Além disso, também mantenho uma sessão de gratidão em meu diário e mesmo no dia em que eu não esteja motivada a escrever, eu coloco ao menos três acontecimentos do meu dia que me fez sentir gratidão.

Parece bobagem, mas a verdade é que quando se é grata até com as coisas mais chatas da vida, as situações difíceis ganham um brilho especial.

Fora que rever os motivos de gratidão do seu mês te fortalece para buscar mais no mês que está vindo. Pode acreditar.

Revisão de metas

Antes de mudar a maneira de ver o planejamento eu criava uma lista de tarefas para cumprir todo inicio de semana ou de mês, mas o que nunca era novidade era que eu não fazia metade da lista, era sempre procrastinação atrás de procrastinação.

Hoje entendo o motivo disso: eu não tinha um propósito maior, um motivo verdadeiro pelo qual deveria fazer toda aquela lista. Hoje, sabendo onde quero chegar fica até mais prazeroso o cumprimento do meu calendário e não somente de listas vazias.

Então todo inicio de mês faço a revisão das metas programadas e quais foram concluídas. Fazer esse controle vai motivar você a aumentar a disciplina no próximo mês para concluir tudo.

Revisão de progresso para o seu sonho

Se tudo o que você faz deve fazer parte de algo maior, então é importante que esse algo maior esteja sempre em evidência.

Um exemplo: se o seu sonho de longo prazo é comprar uma casa, então entre os seus objetivos de curto e médio prazo vai estar à meta de poupar e investir parte da sua renda para a entrada do imóvel ou até mesmo a compra da casa a vista.

Sendo assim, você não deve fechar a revisão do seu mês sem garantir que a quantidade planejada foi poupada e conferir o saldo do seu sonho até o momento.

O hábito de revisar e acompanhar o progresso dos seus sonhos vai plantar em você a motivação para fazer um pouco a mais no próximo mês.

Acompanhar o caminho que vai levar você a alcançar um objetivo é tão importante quanto planejar e executar. Não caia na ilusão de que as coisas vão acontecer sozinhas e com o tempo, pois nem sempre é assim.

E antes que você desista da ideia de planejar o seu mês por achar uma coisa chata e engessada eu te trago verdades:

  • Ter controle sobre o seu dia, sua semana e o seu mês é a maior prova de amor e compromisso com você e com os seus sonhos.
  • Fazer o planejamento do mês é criar propósito para cada novo amanhecer, afinal, a vida não é só levantar cedo, pegar trânsito, trabalhar e esperar pela sexta. A vida é mais do que isso.

Você não precisa engessar as coisas, mudar a rota às vezes e colorir o dia com novas coisas faz bem para alma. Você só precisa controlar as distrações e não deixar que elas te controlem. Isso também vale para as redes sociais.

E por fim, aproveite o novo mês como uma nova chance de viver, de conquistar, de correr atrás e de florescer, acredite, a vida consiste nisso: em florescer o nosso melhor.

Compartilhe esse post com aquela amiga que está precisando de um empurrãozinho para se organizar e planejar o mês.

 

Salve essa imagem no Pinteres para não perder essas dicas de vista e rever sempre que quiser.

Compartilhe, inspire e floresça!

Um comentário

  • Aline Ribeiro

    Amei as dicas.
    O hábito de nos boicotar todo dia, nos leva ao fracasso e a falta de organização e disciplina tbm.
    O segredo é tirar um tempo para se planejar e executar suas atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error

Compartilhe & Floresça!

Compartilhar
Pin
Twittar
Compartilhar